terça-feira, 27 de setembro de 2011

Renovando Documentos com Nome de Casada

Olá pessoal, tudo bem?

Esses dias estou tendo que correr atras desse "transtorno" e achei que seria interessante trazer algumas dicas aqui pra vocês.

Quando me casei, alterei meu nome de solteria para nome de casada. Meu nome continuou com todos os sobrenomes que tinha + o sobrenome do marido. Pois bem, o primeiro documento oficial que comprova que você alterou seu nome é a Certidão de Casamento. Fora a certidão, todos os nossos outros documentos continuam com o nome de solteria.

Eis que agora, no final desse ano, vamos fazer uma viagem pra fora do pais e meu passaporte está vencido! Preciso renová-lo. Só que, para poder renová-lo, como meu estado civil é de casada e com nome alterado, preciso renovar primeiro todos os outros documentos, pra aí sim, conseguir renovar meu passaporte! Ai ai, imaginem a trabalheira que isso está me dando! rs.....

Os documentos pedidos para o passaporte são: RG, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Casamento. Carteira de Motorista pode ser usada com RG, mas como a minha carta vence ano que vem e terei que renova-la ano que vem, não adiantaria fazer alteração de nome agora e ter que renovar ano que vem por causa do vencimento. Então deixei ela de lado e vou usar o RG mesmo. Partindo desses documentos básicos, comecei a correr atras da renovação de cada uma para alterar o nome.

Certidão de Casamento, já está OK!

RG - É necessário ir até um Poupa Tempo. O Bom é que lá você já consegue resolver o RG e o CPF! É necessario ir com os documentos já prontos: RG Atual original e cópia, Uma foto 3X4, Certidão de Casamento original e cópia e CPF original, não precisa cópia e só caso você queira incluir o numero do CPF no RG. É feito na hora porem demora 5 dias uteis para ficar pronto. Pode pedir pra entregar via Sedex ou retirar lá. Paga-se uma taxa para tirar essa segunda via de aproximadamente 26,00.

CPF - Super fácil. Em qualquer agência dos correios ou caixa economica federal eles fazem a alteração. No Poupa Tempo, normalmente tem uma agencia dos correios, fiz o meu numa agencia dos correios. A funcionaria mesmo do guiche faz a alteração. É necessario levar o título de eleitor pois é atraves do número do título que é feita a alteração. Não é necessario já ter alterado o nome no título para alterar no CPF. Precisa da certidão de Casamento também. E tambem cobram uma taxa para a alteração de aproximadamente 5,00. O cartão é o mesmo, o numero não muda.

Título de Eleitora - Esse me deu um pouquinho mais de trabalho. Fui no meu cartório eleitoral do endereço antigo, onde sempre votei. Fiz a solicitação de alteração do nome e já aproveitei para alterar também o endereço e escolher uma escola mais perto da minha nova casa pra votar. Aí eles pegam o seu novo endereço e te indicam onde será seu novo cartório eleitoral. Você vai até o novo Cartório e lá faz a alteração de nome e escolhe uma nova escola. Também sai na hora! Não é necessario pagar nada. A não ser que você tenha alguma pendencia em alguma eleição. Eu tinha uma que não havia comparecido na eleição de 2006 em nenhum turno! rs.. E pensei que tivesse justificado mas descobri que não, estava em aberto. ive que pagar uma multinha de R$ 7,00. Sorte que não era alto o valor. Tudo feito, escolhi uma escola na rua de casa pra votar! Uma maravilha!

Bom, feito isso, tendo o RG, que é o único que não sai na hora, assim que chegar você pode dar entrada no passaporte. É bom ver com algum tempo de antecedencia pois o passaporte é o mais enrolado pra tirar. E demora pra ficar pronto.

Aproveitando o tema, outro dia recebi um e-mail de uma leitora me perguntando como eu havia feito na lua de mel com meu passaporte já que ainda estava com nome de solteira. Haviam falado pra ela que era necessario fazer a alteração antes da viagem de lua de mel pois senão poderia dar problema na imigração ou no aeroporto. Eu fui com meu passaporte de solteira mesmo, afinal, a viagem de lua de mel acontece seguido do casamento, nem a certidão de casamento tá pronta ainda quando vamos viajar. Por isso acho que não tem problema, quando você alega que a viagem é por motivo de lua de mel. Todo mundo sabe que quem acabou de casar não tem como já renovar documentos antes de viajar. Por isso nem esquentei a cabeça com isso e acho dificil dar algum problema.

Espero ter ajudado meninas.

Beijos, Dani

26 comentários:

  1. Ufa quanta coisa! Dani eu não vou trocar de nome, tenho que trocar alguma coisa nos documentos?
    Bjks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só os neorônios...kkkkk

      Excluir
    2. Muito bom;me ajudou muito...irei amanha resolver isso!*/bj obrigada

      Excluir
  2. Li tudo!
    Muuuito boom esse post, me ajudou pra caramba!
    E tirou essa dúvida cruel da lua-de-mel da minha
    cabeça!

    Beeijo Dani!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, eu vou tirar os documentos também logo logo... meu passaporte eu renovei esse ano. Não tem problema viajar com ele assim não, conheço gente que mudou o nome nos documentos muito depois e nunca deu nada, enfim!

    Obrigada pelas dicas.. beijokas

    ResponderExcluir
  4. É por isso que não vou trocar de nome rsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Paty!!!! Se vc vai continuar com o nome de solteira nao vai precisar alterar nada!!! Menos trabalho... hehehehe

    Beijao!

    ResponderExcluir
  6. Li, com certeza se nao tivesse que renovar o passaporte nao teria que renovar os documentos. Mas para renovar o passaporte, que esta vencendo, com o nome de casada, preciso renovar os documentos primeiro....

    Beijao!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani, adorei seu blog!
    Estas dicas de documentos são super úteis e muito detalhadas. Parabéns!

    Porém, meu caso vai além já que me casei no Brasil, mas não troquei meus documentos, mesmo tendo adicionado o nome do meu marido, e agora vivendo no exterior, preciso renovar o passaporte, e me deparei com tal situação.

    É preciso alterar absolutamente todos os documentos, ou somente o RG?

    Bjoss,

    Talia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talia, obrigada querida !!! Espero que passe sempre aqui pelo blog.
      Para o passaporte, voce precisara renovar o RG e o CPF, que sao os dois documentos que eles pedem na renovacao do passaporte. Alem desses dois docs renovados, voce precisara levar tambem sua certidao de casamento para comprovar a alteracao de nome nos documentos.

      Beijos!

      Excluir
  8. Oi tambem estou com problemas parecido com o seu pois preciso trocar meus documentos para o nome de casada pois tenho que pegar meu diploma na faculdade pois os documentos de solteira nao servirao ja que estoiu inscrita na faculdade com o nome de casada.

    obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  9. os numeros do RG e do CPf mudam?Ou continuam os mesmos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Os numeros continuam os mesmos... somente os nome sofre alteração...

      Excluir
    2. meodeus...não acredito...kkkkkk

      Excluir
  10. Boa tarde Dani
    e com relação aos cartões de banco?
    o q vc fez?
    att.

    ResponderExcluir
  11. mudei meus documentos de solteira pra casada a mas de um ano mas aonde preciso de acesso meu nome continua como solteira.o que devo faser

    ResponderExcluir
  12. por favor preciso dessa resposta,pois tenho sido prejudicada por causa disso.

    ResponderExcluir
  13. meu rg eu mudei em 29 de março de 2011 e o cpf foi em 15 de junho de 2011 e aonde pedem o n- do meu cpf consta la o nome de solteira. por favor me ajude estou so dependendo de resolver isso para mim começar a receber o bolsa familia dos meus filhos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, estou tentando tirar o visto mas meu passaporte é de solteira e não sei se obrigatoriamente tenho que ir com o de casada. Foi o único doc que não tirei de novo. Você sabe isso? Eu queria saber também se muda o numero ou so nome.

    ResponderExcluir
  15. ok foi valido as informação

    ResponderExcluir
  16. Oi dani, mto bacana suas informações.
    os numeros do CPF e titulo de eleitor mudam??

    bjs

    ResponderExcluir
  17. olá,quando me casei,fiquei com nome de solteira mais o nome do marido,mais o nome ficou muito grande,quase tudo que vou fazer as pessoas usam o meu nome de solteira,não incluindo de casada também,tem me dado bastante problema,será que tem como retirar um nome de solteira no cartório,tenho tenho 2sobrenomes de solteira,mas o sobrenome de casada,oque fazer?desde já obrigada!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Dani,
    Sei que faz tempo que você colocou esse texto... e me ajudou muito quando passei por isso.
    Hoje me dei conta que nao alterei a CTPS (Carteira de Trabalho)...
    Fica a dica pra você citar... assim as próximas terão um texto ainda mais completo...

    Beijinhos e obrigada pela ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... A CTPS vc altera no poupa tempo (Se), leva a CTPS e a Certidao de Casamento... Eles alteram na hora...

      Excluir
  19. Oi!!! Me ajudou demais esse post! Também vou viajar e preciso por em dia minha documentação de casada. Que trabalheira... Bjos!!! http://artistacasada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie, amei seu blog e as dicas de trocar os documentos foram ótimas, pois me casei ha um tempo e só troquei o RG e agora para a concurso publico meu cpf consta nome de solteira e tenho que trocar urgente. E não sabia que era tão fácil. Muito oobrigadaaaaa. Bjs cintia

    ResponderExcluir

Comentem bastante, eu adoro!